Crianças Índigo e Cristal
Entrevista de Divaldo  Pereira Franco ao Programa Televisivo O Espiritismo Responde, da União  Regional Espírita – 7ª Região, Maringá, em 21.03.2007. 
Espiritismo Responde - Um de seus mais recentes livros publicados tem por título “A Nova Geração: A visão Espírita sobre as crianças índigo e cristal”. Quem são as crianças índigo e cristal? 
Divaldo – Desde os anos 70, aproximadamente,  psicólogos, psicoterapeutas e pedagogos começaram a notar a presença de  uma geração estranha, muito peculiar. 
Tratava-se de crianças rebeldes, hiperativas que  foram imediatamente catalogadas como crianças patologicamente  necessitadas de apoio médico. Mais tarde, com as observações de outros  psicólogos chegou-se à conclusão de que se trata de uma nova geração.  Uma geração espiritual e especial, para este momento de grande transição  de mundo de provas e de expiações que irá alcançar o nível de mundo de regeneração. 
As crianças índigo são assim chamadas porque possuem  uma aura na tonalidade azul, aquela tonalidade índigo dos blue jeans  (Dra. Nancy Ann Tape). 
O índigo é uma planta da Índia (indigofera tinctoria),  da qual se extrai essa coloração que se aplicava em calças e hoje nas  roupas em geral. Essas crianças índigo sempre apresentam um  comportamento sui generis. 
Desde cedo demonstram estar conscientes de que  pertencem a uma geração especial. São crianças portadoras de alto nível  de inteligência, e que, posteriormente, foram classificadas em quatro  grupos: artistas, humanistas, conceituais e interdimensionais ou  transdimensionais. 
As crianças cristal são aquelas que apresentam uma aura alvinitente, razão pela qual passaram a ser denominadas dessa maneira. 
A partir dos anos 80, ei-las reencarnando-se em  massa, o que tem exigido uma necessária mudança de padrões metodológicos  na pedagogia, uma nova psicoterapia a fim de serem atendidas, desde que  serão as continuadoras do desenvolvimento intelecto-moral da  Humanidade. 
ER – Essas crianças não poderiam ser confundidas com as portadoras de transtornos da personalidade, de comportamento, distúrbios da atenção? Como identificá-las com segurança?
Divaldo - Essa é uma grande dificuldade que os  psicólogos têm experimentado, porque normalmente existem as crianças que  são portadoras de transtornos da personalidade (DDA) e aquelas que,  além dos transtornos da aprendizagem, são também hiperativas (DTAH), mas  os estudiosos classificaram em 10 itens as características de uma  criança índigo, assim como de uma criança cristal. 
A criança índigo tem absoluta consciência daquilo que  está fazendo, é rebelde por temperamento, não fica em fila, não é capaz  de permanecer sentada durante um determinado período, não teme  ameaças... 
Não é possível com essas crianças fazermos certos  tipos de chantagem. É necessário dialogar, falar com naturalidade,  conviver e amá-las. 
Para tanto, os especialistas elegem como métodos  educacionais algumas das propostas da doutora Maria Montessori, que  criou, em Roma, no ano de 1907, a sua célebre Casa dei Bambini,  assim como as notáveis contribuições pedagógicas do Dr. Rudolf Steiner.  Steiner é o criador da antroposofia. Ele apresentou, em Stuttgart, na  Alemanha, os seus métodos pedagógicos, a partir de 1919, que foram  chamados Waldorf. 
A partir daquela época, os métodos Waldorf  começaram a ser aplicados em diversos países. Em que consistem? Amor à  criança. A criança não é um adulto em miniatura. É um ser que está sendo  formado, que merece o nosso melhor carinho. A criança não é objeto de  exibição, e deve ser tratada como criança. Sem pieguismo, mas também sem  exigências acima do seu nível intelectual. 
Então, essas crianças esperam encontrar uma visão  diferenciada, porque, ao serem matriculadas em escolas convencionais,  tornam-se quase insuportáveis. São tidas como DDA ou DTAH. São as  crianças com déficit de atenção e hiperativas. Nesse caso, os médicos  vêm recomendando, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, a  Ritalina, uma droga profundamente perturbadora. É chamada a droga da  obediência. 
A criança fica acessível, sim, mas ela perde a  espontaneidade. O seu cérebro carregado da substância química, quando  essa criança atinge a adolescência, certamente irá ter necessidade de  outro tipo de droga, derrapando na drogadição. 
Daí é necessário muito cuidado. 
Os pais, em casa (como normalmente os pais quase  nunca estão em casa e suas crianças são cuidadas por pessoas remuneradas  que lhes dão informações, nem sempre corretas) deverão observar a  conduta dos filhos, evitar punições quando errem, ao mesmo tempo  colocando limites. Qualquer tipo de agressividade torna-as rebeldes, o  que pode levar algumas a se tornar criminosos seriais. Os estudos  generalizados demonstram que algumas delas têm pendores artísticos  especiais, enquanto outras são portadoras de grandes sentimentos  humanistas, outras mais são emocionais e outras ainda são portadoras de  natureza transcendental. 
Aquelas transcendentais, provavelmente serão os grandes e nobres governantes da Humanidade no futuro. 
As artísticas vêm trazer uma visão diferenciada a  respeito do Mundo, da arte, da beleza. Qualquer tipo de punição  provoca-lhes ressentimento, amargura que podem levar à violência, à  perversidade. 
ER – Você se referiu às características mentais, emocionais dessas crianças. Elas têm alguma característica física própria? Você tem informação se o DNA delas é diferente?
Divaldo - Ainda não se tem, que eu saiba, uma  especificação sobre ela, no que diz respeito ao DNA, mas acredita-se  que, através de gerações sucessivas, haverá uma mudança profunda nos  genes, a fim de poderem ampliar o neocórtex, oferecendo-lhe mais amplas e  mais complexas faculdades. Tratando-se de Espíritos de uma outra  dimensão, é como se ficassem enjauladas na nossa aparelhagem cerebral,  não encontrando correspondentes próprios para expressar-se. Através das  gerações sucessivas, o perispírito irá modelar-lhes o cérebro,  tornando-o ainda mais privilegiado. 
Como o nosso cérebro de hoje é um edifício de três  andares, desde a parte réptil, à mamífera e ao neocórtex que é a área  superior, as emoções dessas crianças irão criar uma parte mais nobre,  acredito, para propiciar-lhes a capacidade de comunicar-se  psiquicamente, vivenciando a intuição. 
Características físicas existem, sim, algumas. Os  estudiosos especializados na área, dizem que as crianças cristal têm os  olhos maiores, possuem a capacidade para observar o mundo com  profundidade, dirigindo-se às pessoas com certa altivez e até com certo  atrevimento... Têm dificuldade em falar com rapidez, demorando-se para  consegui-lo a partir dos 3 ou dos 4 anos. Entendemos a ocorrência,  considerando-se que, vindo de uma dimensão em que a verbalização é  diferente, primeiro têm que ouvir muito para criar o vocabulário e  poderem comunicar-se conosco. Então, são essas observações iniciais que  estão sendo debatidas pelos pedagogos. 
ER – Com que objetivo estão reencarnando na Terra?
Divaldo - Allan Kardec, com a sabedoria que lhe era peculiar, no último capítulo do livro A Gênese,  refere-se à nova geração que viria de uma outra dimensão. Da mesma  forma que no tempo do Pithecanthropus erectus vieram os denominados  Exilados de Capela ou de onde quer que seja, porque há muita resistência  de alguns estudiosos a respeito dessa tese, a verdade é que vieram  muitos Espíritos de uma outra dimensão. Foram eles que produziram a  grande transição, denominada por Darwin como o Elo Perdido,  porque aqueles Espíritos que vieram de uma dimensão superior traziam o  perispírito já formado e plasmaram, nas gerações imediatas, o nosso  biótipo, o corpo, conforme o conhecemos. 
Logo depois, cumprida a tarefa na Terra, retornaram  aos seus lares, como diz a Bíblia, ao referir-se ao anjo que se rebelara  contra Deus – Lúcifer. 
Na atualidade, esses lucíferes voltaram. Somente que,  neste outro grande momento, estão vindo de Alcione, uma estrela de 3ª.  grandeza do grupo das plêiades, constituídas por sete estrelas,  conhecidas pelos gregos, pelos chineses antigos e que fazem parte da  Constelação de Touro. 
Esses Espíritos vêm agora em uma missão muito diferente dos capelinos. 
É claro que nem todos serão bons. Todos os índigos  apresentarão altos níveis intelectuais, mas os cristais serão, ao mesmo  tempo, intelectualizados e moralmente elevados. 
ER – Já que eles estão chegando há cerca de 20, 30 anos, nós temos aí uma juventude que já está fazendo diferença no Mundo?
Divaldo – Acredito que sim. Podemos observar, por  exemplo, e a imprensa está mostrando, nesse momento, gênios precoces,  como o jovem americano Jay Greenberg considerado como o novo Mozart. Ele  começou a compor aos quatro anos de idade. Aos seis anos, compôs a sua  sinfonia. Já compôs cinco. Recentemente, foi acompanhar a gravação de  uma das suas sinfonias pela Orquestra Sinfônica de Londres para observar  se não adulteravam qualquer coisa. 
O que é fascinante neste jovem, é que ele não compõe  apenas a partitura central, mas todos os instrumentos, e quando lhe  perguntam como é possível, ele responde: “Eu não faço nenhum esforço, está tudo na minha mente”. 
Durante as aulas de matemática, ele compõe música. A  matemática não lhe interessa e nem uma outra doutrina qualquer. É mais  curioso ainda, quando afirma que o seu cérebro possui três canais de  músicas diferentes. Ele ouve simultaneamente todas, sem nenhuma  perturbação. Concluo que não é da nossa geração, mas que veio de outra  dimensão. 
Não somente ele, mas muitos outros, que têm chamado a  atenção dos estudiosos. No México, um menino de seis anos dá aulas a  professores de Medicina e assim por diante... Fora aqueles que estão  perdidos no anonimato. 
ER – O que você diria aos pais que se encontram diante de filhos que apresentam essas características?
Divaldo - Os técnicos dizem que é uma grande honra  tê-los e um grande desafio, porque são crianças difíceis no tratamento  diário. São afetuosas, mas tecnicamente rebeldes. Serão conquistadas  pela ternura. São crianças um pouco destrutivas, mas não por  perversidade, e sim por curiosidade. 
Como vêm de uma dimensão onde os objetos não são  familiares, quando vêem alguma coisa diferente, algum objeto,  arrebentam-no para poder olhar-lhes a estrutura. 
São crianças que devemos educar apelando para a lógica, o bom tom. 
A criança deve ser orientada, esclarecida, repetidas vezes. 
Voltarmos aos dias da educação doméstica, quando  nossas mães nos colocavam no colo, falavam conosco, ensinavam-nos a  orar, orientavam-nos nas boas maneiras, nas técnicas de uma vida  saudável, nos falavam de ternura e nos tornavam o coração muito doce,  são os métodos para tratar as modernas crianças, todas elas, índigo,  cristal ou não.

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